3 Razões para você assistir o documentário “She is Beautiful When She is Angry”

“She is Beautiful When She is Angry”, um documentário lançado em 2014, trás à vista o panorama do surgimento do movimento feminista nos anos 60 e 70 nos Estados Unidos. Antes de nomear as três principais razões pelas quais você deve assistir o filme, permitam-me dizer que este documentário apresenta várias facetas do surgimento deste movimento e nos faz questionar sobre os nossos direitos, e, se hoje, nós, jovens mulheres, teríamos coragem de embarcar numa luta assim.

1.Você passa a conhecer os rostos das mulheres que deram início ao movimento feminista. Muitos de nós quando falamos do movimento feminista, enaltecemos as ações que fizeram com que o tema “direitos das mulheres” entrasse na agenda mundial, sem saber quem foram as ativistas debateram e lutaram por isso. O documentário, portanto, apresenta-nos essas senhoras, uma por uma, com nome e tudo!

2.O documentário faz uma reflexão sobre o lugar da mulher negra dentro do próprio movimento feminista e como elas se sentiram em relação ao movimento que estava a surgir. Ou seja, o documentário frisa a importância do movimento feminista ter diferentes vozes e representações.

3.O documentário reforça a importância das referências literárias como A Mística Feminina, de Betty Friedan e Shameless Hussy: Selected Stories, Essays and Poetry by Alta para um melhor entendimento do papel da mulher na sociedade e diálogos sobre o que é ser mulher.

O documentário está disponível na Netflix.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.