Cidade da Praia acolhe Mia Couto

A atmosfera da Biblioteca Nacional estava leve, com os lugares todos ocupados, era o Mia Couto, finalmente! Pelas entrevistas, que eu assisti antes de o conhecer, percebi que o Mia é poético ao falar, mas não sabia que tinha tanto humor. Fez-nos rir a todos. Foi uma hora de conversa onde cada resposta deste escritor era uma história ou pensamentos como “o medo de errar é uma das maiores ditaduras” e “a literatura resgata a dimensão humana”.

Mia Couto começou por dizer que a sua visita a Cabo Verde pode ser traduzida em uma conversa e que estava ali para partilhar com pessoas, não só as coisas que ele tem como certeza, mas também as duvidas, os medos. “Eu não sou escritor porque sei, porque tenho certezas, porque tenho garantias. Parto de qualquer coisa que não está desenhada, não é meu chão”.

A importância da literatura na vida de qualquer ser humano foi um dos temas que mais chamou a minha atenção. A literatura que não tem pretensão de pertencer a nenhuma verdade, que é um pátio, um lugar onde “as verdades podem conversar”. Segundo o Mia, é esse diálogo que constrói uma nação e exemplifica que no caso de Moçambique foram castigados por uma insistência de uma versão única da história, durante a guerra civil, onde várias nações queriam ter voz.

Durante a conversa, o Mia Couto falou também do seu pai, Fernando Couto. “O meu pai era poeta e passou-me que a literatura tem esta dimensão de procurar alguma coisa que só encontramos nos livros. Quando eu lia um livro eu tornava-me existente. Eu era uma pessoa, era como se aquele escritor estivesse a falar para mim e eu fosse a única pessoa no mundo. E comecei a perceber que não eram os livros que importavam, mas a voz que emanava deste objecto“.

Leitores, a sensação de voltar a escrever no blog é boa, espero continuar.

Mia, obrigada por pousar para a foto! 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s