Mobilidade urbana, cidade mais humana

Por falta de tempo, eu ainda não fiz a minha carta de condução. E, sim, é elevada a minha consideração para com aqueles que andam a pé, atravessam a estrada ou pedalam a sua bicicleta.

Vivemos numa cidade construída para carros. E uma cidade construída para carros segue a lógica da exclusão. Nem todos conseguem comprar um carro, quanto a mais mantê-lo. Uma cidade construída para carros perpetua o individualismo: autocarros, pessoas que utilizam os transportes públicos, piões e ciclistas são obstáculos ao movimento tranquilo de quem está no seu automóvel.

A cidade onde eu vivo é planeada, sobretudo, para o indivíduo que trabalha. Aquele que faz um deslocamento considerável entre a sua casa e o trabalho. Por muito tempo, o homem, o chefe de família, era quem fazia essa trajectória, enquanto mulher ficava em casa a cuidar dos filhos ou saía de casa para para percorrer um caminho curto. As coisas mudaram. A mulher passou trabalhar, a dirigir o seu próprio carro e a realizar várias jornadas na estrada e na vida.

Porém, como mulher sinto que é preciso desatar o nó da mobilidade na minha cidade. Com este calor, à noite, penso muitas vezes em fazer uma caminhada por aí e respirar o ar (não tão) puro. Depois, lembro-me o quão assustador é andar sozinha, porque ser mulher tornou-se, em diversas situações, conseguir escapar com vida.

Há uma perda de presença humana nas ruas à noite.

Ora, eu não tenho carta de condução, mas faço parte da mobilidade urbana da minha cidade! Aliás, fazemos todos, com ou sem carro. E por isso, quero que a minha prioridade seja respeitada e reivindico que é preciso olhar a segurança com mais responsabilidade.

Uma cidade mais humana, é o que todos nós queremos.

 

Anúncios

2 thoughts on “Mobilidade urbana, cidade mais humana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s