O truque é aceitarmos o que é nosso

20160911_081820
Ilustração: Denise Lobo

A sua experiência capilar tem sido um carrossel. Como a mãe não sabia manejar o seu cabelo, Malikah Rodrigues desfrisou os fios aos 13 anos. Daí fazer a manutenção do look com os produtos químicos, que incluía idas ao cabeleireiro todos os fins-de-semana para estar horas debaixo do secador, tornou-se uma angústia.

“No liceu, comecei a cansar-me de andar com o cabelo sempre da mesma forma”.

A fase de conhecimento e aceitação do cabelo de Malikah veio acompanhado de algo muito particular no seu estilo. O turbante.

“Nessa fase aprendi o significado do turbante, que para mim é uma expressão da minha identidade e ao mesmo tempo, um refúgio para não ter que desfrisar e estar sempre igual”.

Mais tarde, Malikah mudou-se para Portugal, e como não tinha quem a ajudasse a cuidar do cabelo, aos poucos, foi aprendendo a fazer penteados novos e a lidar com ele.

Fiz um pouco de tudo, mas ainda não o sabia aceitar! Cortei, pintei o cabelo, andava com turbantes, pus extensões, enfim, fiz de tudo mesmo! Até que chegou a febre de ‘go natural’. Acabei por entrar nessa onda e fui cortando o desfrizante aos poucos até me habituar ao meu cabelo natural”.

Já lá vão quatro anos, e, este fim de semana, Malikah decidiu cortar o cabelo curtinho. Uma sensação, segundo ela, de tremenda liberdade e despreocupação. Aliás, disse alguém, que a liberdade, ainda que tarde, sempre promete surpresas boas.

“O truque é aceitarmos o que é nosso e não compará-lo ao cabelo das outras. Todos os dias vou aprendendo a amar e a cuidar da minha coroa cada vez mais!”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s