O meu cabelo que é carregado de história

20160911_081943
Ilustração: Denise Lobo

Tudo começou no ano de 2000 quando a Naya Sena, com 11 anos, mudou-se para Portugal. “Eu lembro-me que as aulas já tinham começado. Fiz tudo às pressas: comprei livros, cadernos, mochila, roupa de frio…era tudo tão novo!”, lembra.

Naya tinha que estar “bem preparada”. E no meio de tantas compras, arrumações e a adaptação no novo país, um pormenor (importante): o cabelo!

“Eu não podia apresentar o meu cabelo “bedju”,”padja di asu”, frisado na escola! Jamais… O cabelo tinha que estar bonito e apresentável. Se eu fosse com o meu cabelo ao natural seria um convite à discriminação e gargalhadas dos meus colegas.”

E assim foi: muitas horas de puxa, estica, química para cima e para baixo nos fios, couro cabeludo queimado, dor de cabeça, olhos a arder, secador, calor e frida. O preço da beleza, naquela altura. No final, Naya conta que foi coroada com uma ida ao fotógrafo.

“A fotografia bonita era para enviar ao meu pai. Não tem como esquecer… ela está estampada na entrada da nossa casa! Uma lembrança, constante, do meu grande feito cosmético”.

Até então, Naya sentia-se feia por causa do cabelo “bedju”. Segundo ela, um cabelo resistente a qualquer investida do vento e firme porque não dança.

Com 18 anos, Naya decide cortar o cabelo.

“Cortei para que a minha auto-estima fosse construída. O meu cabelo levantou-se da raiz cheio de força! Imponente. O meu cabelo que é carregado de história, bedju, sim, rijo, também. O meu cabelo que o pente dificilmente consegue passar. A minha beleza.”

 

 

 

Anúncios

2 thoughts on “O meu cabelo que é carregado de história

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s