Mobilidade além fronteiras

160203203344-selim-harbi-2-medium-plus-169

Em África existe uma falta de mobilidade porque temos territórios. Nós não temos mais espaços. O espaço se tornou um território onde foram desenhados somente os limites para as fronteiras. E isso é algo que não podemos controlar porque foi decidido pelos estrangeiros por razões distintas“, afirma Sélim Harbi.

A divisão artificial dos territórios pode sim ser um crime nas nossas vivências. Deixamos de conectar de forma livre com os nossos irmãos pela falta de mobilidade e as consequências são dramáticas.

Sélim, fotógrafo freelancer de documentário e autor multimédia, é ousado:

“Porque que não podemos nos movimentar para diferentes lugares? O principal desafio é reescrever este tipo de narrativa que vai de encontro com a ideia que a divisão linguística não significa divisão de fronteiras. Precisamos criar uma nova consciência em África”.

Sélim acredita que Arte pode ser um fator determinante para esse tipo de conscientização. E acrescenta que o trabalho artístico deve ser algo político, exemplificando com a sua sessão  fotográfica realizada em Burkina Faso sobre máscaras africanas, “Woongo, behind the masks”.

“Eu percebi que as máscaras africanas vão muito além do lado estético. Elas são simbólicas, representam um grupo de pessoas, tem as suas próprias funções sociais e são a expressão de uma comunidade”.

Sélim aponta que se ele fizesse uma trajetória de Burkina Faso até Mali era possível encontrar máscaras iguais em diferentes comunidades.

“Uma prova que as fronteiras não existem. As divisões são superficiais”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s