“A pintura não se aprende”. A pintura se sente?

OLgaA sua vinda para Cabo Verde não foi por acaso. Olga Martins ouviu primeiro as histórias das ilhas. “Eu trabalhava na Câmara de Oeiras, em Portugal, no departamento social. E tinha um bairro só de cabo-verdianos. Eram 1632 moradores”, afirma.

Foram 16 anos de convivência com a comunidade cabo-verdiana. “Eu apaixonei-me porque eles me contavam histórias. Comecei a vir de férias e apaixonei-me mesmo por Cabo Verde”.

Pré-reformada, Olga resolveu mudar-se para cidade da Praia e preencher o seu tempo com a tinta e o pincel nas mãos! No início, começou com a pintura em azulejos. Mas,rapidamente, passou para técnica de pintura em tecido por ter mais vendas.

“Foi assim que tive a ideia de passar as paisagens, as situações e tudo de Cabo Verde para o pano”.

Segundo a artista, o público tem tido uma reação positiva. “Os clientes me dão um grande apoio. Muitas vezes, são eles quem me dão sugestões do que devo fazer para eles levarem. Entretanto, tem quem não compra o material com medo de a tinta sair com água na hora de lavar”.

Olga esclarece que só usa tintas, importadas de Portugal, próprias para tecidos. “Acho que aqui em Cabo Verde a apreciação pela arte está um pouquinho atrasada. Os mais jovens apreciam mais. Enquanto, que os mais velhos não ligam muito”.

E apela para que os jovens não tenham medo dos caminhos das artes. Pois, ela nos permite fazer mil coisas!

“Eu acho que, sim, os jovens deviam se dedicar à arte e estou disposta a dar todo o apoio. Na pintura, por exemplo, acredito que não é obrigatório ter uma formação. Basta teres a tinta, o papel e a vontade de transmitir aquilo que vês. A arte da pintura é o que vemos e transmitimos. A pintura não se aprende”.

A pintura se sente?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s