Uma pintura, uma história

Da calçada da Praça Alexandre Albuquerque, eu via alguns quadros, numa das salas da Câmara Municipal, convidando aqueles que passavam a ir apreciá-los. Ou, quem sabe, até comprá-los!

Os irmãos Levy Lima fizeram uma breve passagem a Cabo Verde juntamente com as suas obras.  Eles trouxeram pinturas que contam histórias. Dialogam. Encantam e encarnam a nossa raiz. A cabo-verdiana.

Durante a exposição, dois quadros chamam a minha atenção. Dois quadros com cores e pinceladas soltas, precisas…

 “Era uma vez”

David Levy Lima comunica, através da pintura, conforme o momento. E conta que quando criança as histórias que ouvia eram muitas.  O quadro “Era uma vez” representa o contador ou a contadora de histórias.

20150710_114535

“Este trabalho reporta a minha infância, a minha vivência infanto-juvenil, memórias, tempos em que nem toda gente tinha sequer uma rádio. Naquela altura, nas noites de luar, sentávamos no chão, todos em conjunto, porque sabíamos que alguém ia contar uma história. Mas, se havia três ou quatro miúdos atentos, cinco ou seis não estavam. Essa vivência não era só ouvir histórias. Havia um envolvimento…”.

“Djosa, O ILHÉU”

Miguel Levy Lima não pinta de forma métrica. É por instinto, mesmo. O que, muitas vezes, significa trabalhar de forma rápida. “É pulsivo”, como ele próprio caracteriza. Muitas das suas obras são resultados de um “click” fotográfico. O cenário onde tudo acontece é um palco.

WP_20150710_12_01_23_Pro

“O ‘Djosa, O ILHÉU’ tem a ver com o homem cabo-verdiano. Ele procura a sua liberdade, manter a sua dignidade, independentemente da sua condição de riqueza ou não. O Djosa existiu e tem todos os condimentos ideais para essa simbologia”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s