Sustentabilidade somos nós

A palavra sustentabilidade sempre fez um desenho na minha cabeça. Árvores por todo lado, caixas de lixo reciclável, água ao alcance de todos e por aí vai. Um planeta verde. Porém, eu nunca refleti sobre algo: quem eram as pessoas que faziam parte desse meu mundo e o que elas faziam.

Maria Fernanda mora no bairro Achada Sto. Antônio, na cidade da Praia, em Cabo Verde, e tem uma pequena banca de venda na esquina da sua rua. Na casa onde mora, sem água canalizada e luz elétrica, tem cinco netos para alimentar. Há sete anos pela doença do diabetes, Maria Fernanda, ficou sem uma perna. Acontecimento, que não a fez cruzar os braços. Sem tempo para lamentações, logo cedo de manhã, a senhora de 70 anos apóia as mãos no corrimão e desce as escadas da sua casa de um jeito que só ela sabe. “A solução somos nós mesmos”, afirma.

IMG_1887 - Copia

A condição da cabo-verdiana nos faz lembrar que ela não é a única. Muitos sofrem com a falta de estabilidade. Ainda assim, será que as condutas humanas não deveriam ser mais valorizadas para que se alcance a sustentabilidade social?

De nada adianta a intelectualidade e políticas socioambientais, se as pessoas se sentem em desvantagem na sociedade onde vivem. A biodiversidade permite a viabilidade dos ambientes naturais, assim como, a biodiversidade de talentos humanos possibilita a produtividade e o bem-estar pessoal. O bem-estar, por sua vez, conduz às boas práticas. O sentimento de que as pessoas são ouvidas e valorizadas contribui para a responsabilidade em relação a tudo que se encontra ao redor. Muda a forma como olhamos as coisas. Rompe fronteiras. E, claro, educa ambientalmente. Afinal, tudo está conectado!

Sem esquecer, que o equilíbrio social não depende apenas dos recursos econômicos e políticos, mas da forma como as pessoas reagem diante dos obstáculos. Maria Fernanda, mesmo sem uma perna, optou por encarar as escadas. Ela vai à luta e precisa ganhar o seu troco!

Sustentabilidade é isso. É o peso do simples ato. Sustentabilidade somos nós.

Anúncios

2 thoughts on “Sustentabilidade somos nós

  1. sou arquiteto de profissão e como deve imaginar ouço/leio toda a hora discursos embasados neste conceito, no curso mesmo somos “persuadidos” a falar muito sobre, porém poucos intendem o real significado! conseguiste aqui uma boa elucidação do que é! obrigado!

    Gostar

    1. Olá, Hércules
      Obrigada pelo comentário.
      Tentei sair um pouco do conceito tradicional de sustentabilidade e ir para um campo mais social.
      Espero que continue acompanhando o blog 🙂

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s